Scotland`s Proud


Primeira semana do segundo mês de 2009, quinta-feira, dia 5. A Digressão Europeia dos Mogwai pisava o palco da Aula Magna repleta de gente. Repleta de gente jovem, de gente adulta, mas principalmente de gente que sabia para o que ia.

Numa primeira e distante apreciação, a decisão de colocar milhares de pessoas sentadas para assistir a um concerto onde as guitarras de grito fácil e as baterias de tempos e contratempos loucos são o que mais há, parece no mínimo má ideia. Esta visão ainda poderá ter algum cabimento quando falamos dos sintetizadores e dos beats dos Errors, mas quando se trata dos Mogwai, consegue-se entender a escolha da sala, já que a acústica da sala é assombrosa, cada corda tocada levemente parecia mel nos ouvidos e cada distorção desmedida parecia o rebentar de uma ogiva nuclear aos nossos pés.

É indesmentível que a vertente electrónica dos Errors pede pista, pede dança, pede suor e balbúrdia, mas só houve mesmo o bater com o pé no chão, o local pouco mais permitia. O alinhamento dos jovens escoceses andou obviamente pelo EP – How clean is your acid house? e pelo longa duração de estreia It`s not something but it is like whatever. Curiosamente ou não e prova ou não do bom senso dos rapazes eles escolheram os temas com menos toques de electrónica, tirando um Salut france ou um Toes mais animados, a banda andou quase sempre pelos seus temas mais “tradicionais”.

Depois os Mogwai. Uma simplicidade genial de jogos visuais. É incrível como uma mão cheia de focos consegue moldar a sensibilidade das canções. Com tão pouca luz, conseguiram abrir corações e mentes, mas mais, elevar o público a um êxtase quase doentio de uma epilepsia nervosa com quase duas horas de duração. O mais recente The Hawk is Howling foi rei e senhor, foi vê-lo desfilar e ombrear com a colectânea Ten Rapid Collected 96-97 ou com o mítico Young Team. As mais novas I love you, i`m going to blow up your school ou o belíssimo tema de abertura do mais recente disco e do concerto I`m Jim Morrison, i`m dead, ganharam protagonismo igual ou maior do que clássicos como Mogwai fear satan ou helicon 1. A nova Scotland`s shame foi sem duvida um dos momentos mais altos do concerto, e voos maiores seriam de esperar, com Haunted by a freak e Friend of the night a poucos minutos de aparecerem.

Aquando do lançamento de The Hawk is Hownling muitos diziam ser este o começo do fim dos Mogwai e de todo o movimento que se designou chamar de Post-rock. No entanto, os escoceses conseguiram mostrar que estão vivos e bem vivos. O alinhamento esteve perto da perfeição, perto porque o final não foi de todo glorioso. Não está em questão a belíssima 2 rights makes 1 wrong, mas depois de um encore explosivo a acabar com Like Herod e Batcat, com ainda tempo para umas palavrinhas de homenagem para Lux Interior, o público esperava mais doses de adrenalina.

Uma palavra para o público que esteve excelente. Com um enorme respeito pela música, até pelos silêncios desta.

…o concerto de Mogwai foi um arrepio “de querer mais do que a vida”

4 comentários:

quem foi o sortudo?
então e je suis animal não passa por aqui?=

abraços

domingo, fevereiro 08, 2009 10:33:00 da tarde  

boas, caro anónimo =) os je suis animal já foram inclusive destaque na RU(, mas no "programa de música pop" Pop, o Construtor.

abraço

domingo, fevereiro 08, 2009 11:26:00 da tarde  

Óptima iniciativa Diogo, qualquer um percebe o entusiasmo de quem escreveu... Os Mogwai sobreviveram a essa "gaveta" do dito pós-rock porque mudaram de baralho, ou pelo menos parte dele. Neste último disco, já não há tanto aquele sobe-e-desce (que marcou o início da carreira e ainda vitimou Mr.Beast) e isso é refrescante. Para mim é optimo ouvir coisas como The sun smells too loud (O sol, só o título dá pistas...e não se pode viver nas trevas toda a vida.) ou Danphne and the brain. Nem tudo necessita de explodir para cativar. Força, continua a escrever para que quem não vai (seja por que motivo for) se continue a arrepender. Abraço

sexta-feira, fevereiro 13, 2009 1:22:00 da manhã  

Sr. Terêncio, muito obrigado pelas palavras. =)

abraço

sexta-feira, fevereiro 13, 2009 4:49:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

RUC | 107.9FM | Emissão Online.