SOUNDCHECK - 15 a 19 de dezembro

Antes de mais, um esclarecimento: o soundcheck desta semana não é, ao contrário do habitual, uma novidade. É antes um disco com 7 anos de prateleira, que mereceu reedição este ano, já no mês de Abril. E porque é que, assim sendo, o escolhemos para destaque? Muito simples: porque é demasiado bom para o deixarmos passar ao lado!

Phil Elverum merece muito respeitinho. Não só por ser um criador compulsivo, com uma produção musical em quantidades surpreendentes, mas sobretudo por essa produção ser de uma qualidade incrível.
The Microphones foi o nome pelo qual editou até 2003, sempre em colaboração com outros músicos norte-americanos e canadianos, como veio a acontecer mais tarde com Julie Doiron dos Eric's Trip. O projecto passou a designar-se Mount Eerie (a grafia varia, podendo aparecer também abreviado como Mt. Eerie; o próprio Phil Elverum assina a espaços Elvrum, escusando-se a explicações), exactamente o nome do último registo como The Microphones.
Ainda antes disso, em 2001, é editado este The Glow Pt 2. O álbum é uma deliciosa recolha de composições muito lo-fi, que com uma capacidade melódica de fazer inveja a muita música pop mais convencional, cruza o rock mais sónico com as guitarras acústicas próprias dos cantautores, com muita experimentação vocal e arranjos insólitos mas magistrais. Em boa verdade, tenho dúvidas de alguma vez ter ouvido saxofones que me fizessem tanto sentido como neste álbum.
A re-edição aconteceu em Abril deste ano, muito por culpa da exposição mediática crescente a que Phil Elverum foi estando sujeito como Mt. Eerie. E vai estar esta semana em rotação elevada nas emissões do ruc'n'roll.

4 comentários:

um disco do cara*#$*!!!!

segunda-feira, dezembro 15, 2008 1:51:00 da tarde  

um disco absolutamente incrivel. possivelmente o 6º ou 7º que mais ouvi este ano.

vamos!

terça-feira, dezembro 16, 2008 1:44:00 da manhã  

Quais serão os 5 ou 6 primeiros!

Ganda Sonoro este..

terça-feira, dezembro 16, 2008 6:29:00 da tarde  

não sei...
assim de repente sem pensar muito surge-me na cabeça, deerhunter, atlas sound, m83, beach house, fuck buttons, no age, grouper, microphones, metronomy, high places, sebastian tellier, harlem, women, dodos, air france, gang gang dance, stereolab...oh pah disse aí uns 20 e n me ficava por aqui. foi um ano bom.

hugomes t.c.c. barry manilow

segunda-feira, dezembro 22, 2008 5:58:00 da manhã  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

RUC | 107.9FM | Emissão Online.