Regresso de Nick Cave com os Bad Seeds

Nick Cave And The Bad Seeds - “Dig Lazarus, Dig!!!”

Mute /EMI Music Portugal
2008


««E eis que, em pleno 2008, chega mais um registo do australiano Nick Cave, mais precisamente o 14º, para juntar à já extensa colecção. O homem do bigode está de volta, e de novo com a comitiva que durante mais tempo o acompanhou, os Bad Seeds.

Depois da aventura denominada Grinderman (muda o nome mas os elementos são alguns dos Bad Seeds),“Dig Lazarus, Dig!!!” (DLD!!!), à semelhança do que a história tem ditado até agora, continua na senda de composições injectadas com doses industriais de palavras cheias de amor e compaixão.

Porém, em DLD!!!, o segundo sem Blixa Bargeld (que fica agora com mais tempo para os Einstürzende Neubauten) e produzido pela própria banda com a colaboração de Nick Launay (que, entre outros, produziu discos de Grinderman, Yeah Yeah Yeahs ou Supergrass), continua a haver espaço para temáticas ligadas à religião ou à morte, o que demonstra que Cave continua com muitos dos problemas que afectam a humanidade na ponta da língua. O título do próprio álbum é alusivo a Lázaro, uma figura bíblica, que por milagre terá sido ressuscitado, mudando-se aqui o contexto da história para a apelativa e contemporânea Nova Iorque.

O primeiro tema, ainda título do disco, é um chorrilho de guitarra que parece nunca terminar e dá para pensar que a aventura do ano passado fez muito bem a Nick Cave. Também em “Today’s Lesson” a guitarra é elemento capital, neste caso em formato acústico e acompanhada pelas teclas, assim como das vozes que se fartam de nos certificar que “we're gonna have a real good time”. E é o que se passa até ao final do disco.

“Lie Down Here (& Be My Girl)”, frenética, dá-nos a conhecer a faceta mais descomprometida, enquanto que “Jesus Of The Moon” é puro romantismo (algures entre Jesus, as estrelas e um hotel).

“More News From Nowhere”, com direito a coro, é uma bela forma de terminar o disco, onde o banal e o quotidiano se transformam em personagens principais da música dos Bad Seeds. No entanto, apesar de habitualmente serem estes os elementos cantados, Nick Cave faz com que estes se tornem sempre um pouco mais enigmáticos, levando a que cada um guarde para si a sua ilação.

E se o disco encerra com um “Well, I've gotta say. Goodbye, goodbye, goodbye”, nós acenamos com um até breve. »»


[Crítica inserida no nº 182 do Jornal Universitário de Coimbra ]



João Alexandre

1 comentários:

Já sabemos que o rucnroll está de volta, agora só falta postarem aqui as belas musiquetas!
Grande início de 2ªhora c/Jesus & Mary Chain sr emanuel!

segunda-feira, outubro 20, 2008 3:10:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

RUC | 107.9FM | Emissão Online.