Disco da Semana: Portuguese Nuggets Vol. I



Qual José Hermano Saraiva do rock, o Ruc n’ Roll mergulhou esta semana na história do rock português ao som de Portuguese Nuggets Vol. 1.
Num país provinciano e periférico, marcado pelo cinzentismo da ditadura salazarista e marcelista, um grupo de jovens lusos com nomes bizarros e sonantes como “Os Tártaros”, “Os Morgans”, “Sheiks”, “Os Blusões Negros“ e “Quarteto 1111” pegaram nas suas guitarras eléctricas e procuraram recriar os sons e os sonhos que vinham de lá de fora, desde o sol da Califórnia, às ruas de Liverpool. Algum do resultado está em Portuguese Nuggets: Rock n roll, Surf, Ye-ye, mas com um sotaque português...
Esta compilação, cujo nome é uma assumida referência à conhecida colecção da Elektra de rock psicadélico, abre-nos as portas para um mundo colorido e mesmo ingénuo, de bailes com meninas de saia e rabo de cavalo e jovens aprumados, de brilhantina e fato, não deixando de nos fazer esboçar um sorriso quando ouvimos canções como “Alecrim”, “Coimbra” ou “Rosa arredonda a saia” tocadas em versão surf.
Se dúvidas ainda restarem quanto à paternidade do rock português e se ainda se pensar que o rock em Portugal nasceu na década de 80 por intermédio de pessoas que passam férias em Porto Covo, será certamente recomendável ouvir Portuguese Nuggets.
Escolha de Miguel Henriques

0 comentários:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

RUC | 107.9FM | Emissão Online.