SOUNDCHECK - 5 a 9 de Junho

ESG - Keep on Moving (2006 Souljazz records)

As ESG são a banda das irmãs Scroggins, um dos nomes mais importantes do movimento pós-punk nova iorquino. Renée, Valerie Marie e Deboorah. Nascidas no Bronx, bairro conhecido pelos piores motivos, receberam como prenda da sua mãe instrumentos musicais. A ideia era manter as filhas afastadas da rua e dos seus perigos.

Começaram por tocar covers dos Rolling Stones ou Rufus mas como ainda não dominavam os seus intrumentos as coisas não corriam muito bem. Acharam então que se dedicassem a tocar originais ninguém iria reparar se tocavam bem ou mal.

Escolheram como nome ESG: E de esmeralda, S de safira, as pedras preciosas favoritas das irmãs e G de gold, o número de disco que queriam vender.

Tocaram com os Clash, os P.I.L.(Public Image Limited) ou Gan of Four e foram a banda mais samplada da história do Hip-Hop. Nomes como Public Enemy, Beastie Boys, DJ Shadow, Grandmaster Flash ou LL Cool J. Mais recentemente o som das ESG foi usado pelos Radio 4 e Liars.

Em 2000 a Souljazz records lança a compilação retrospectiva da carreira das ESG “A South Bronx Story”. Está já prometido um segundo volume com gravações lançadas em etiquetas independentes.

Nos últimos tempos saiu Deborah, a baixista e entraram para a banda as duas filhas de Renée, Chistelle e Nicole. Tudo em família, portanto...

O RUC n´Roll teve a oportunidade de ver o concerto das ESG na Casa da Música e de falar com Renée Scroggins. Estejam atentos às próximas emissões para ouvirem a entrevista...

1983 Come Away with ESG
1991 ESG
2000 A South Bronx Story (compilação)
2002 Step Off

0 comentários:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

RUC | 107.9FM | Emissão Online.