SOUNDCHECK de 10 a 14 de Abril




“ UNDER A BILLION SUNS", Sub Pop, 2006


Uma banda quase desconhecida quando comparada a fenómenos como os Nirvana ou Pearl Jam, os Mudhoney foram, ainda assim, um dos colectivos mais importantes para a história de sucesso do movimento grunge e da editora Subpop, a fanzine que se tornou num catálogo com um poder incontornável nos anos 90.

A história dos Mudhoney iniciou-se em meados dos anos 80, quando Mark Arm (voz), Steve Turner (guitarra), Alex Vicent (bateria), Jeff Ahmet (baixo) e Stone Gossard (guitarra), todos com experiência de bandas anteriores, decidiram juntar-se nos Green River.

Ainda em 1988 lançaram, no catálogo da Subpop, o primeiro single, "Sweet Young Thing Ain't Sweet No More".
Alguns meses mais tarde a banda embarca na primeira tournée europeia e pouco depois os Sonic Youth, até então fãs confessos do material dos Green River, convidaram o grupo para uma digressão conjunta.

O sucesso do EP "Superfuzz Bigmuff" nas tabelas indie no Reino Unido confirmou, na Europa, a boa prestação do colectivo então sediado na Califórnia. "Mudhoney", o álbum de estreia homónimo, apareceu no mercado ainda em 89, e confirmou a banda como uma das mais importantes referências dentro da cena rock independente.

Foram depois precisos dois anos para a edição do segundo longa duração, "Every Good Boy Deserves Fudge", ainda no catálogo da Subpop, antes da mudança para a Reprise/Warner para o qual lançaram "Piece of Cake" em 1992. Os anos seguintes trouxeram a edição de mais quatro álbuns, "Five Dollar Bob's Mock Cooter Stew" (1993), "Buckskin Stallion Blues" (1994), "My Brother the Cow" (1995) e "Tomorrow Hit Today". Por esta altura, os Mudhoney tinham já perdido parte do seu estatuto de banda maior dentro da cena grunge, em parte por culpa dos
Nirvana e dos Pearl Jam.

Após a digressão promocional de "Tomorrow Hit Today" (1998), a Reprise anuncia a rescisão unilateral com a banda, ao mesmo tempo que Lukin decide abandonar. Apesar de todas as evidências em contrário, os Mudhoney não encerraram actividades e regressaram mesmo à estrada em 2001, então com Guy Maddison a assegurar o lugar de baixista. Em 2002, os Mudhoney editaram "Since We've Become Translucent", o primeiro álbum em mais de quatro anos.

E chegam-nos agora em 2006 com este mais recente Under a Billion Suns, que até ver, recebeu as melhores saudações por parte da crítica, num albúm bem poderoso a fazer lembrar o melhor rock & roll, afastados que estão há muito das paisagens do grunge que marcaram o início da sua carreira.



Ruc n´Roll, generoso como sempre, abre as mão para vos lançar bilhetes para o concerto de uma das mais importantes bandas do Kraut Rock. Os Faust vão estar no Porto, na Casa da Música, na próxima Sexta-Feira. Estejam atentos...

Para além disso, a segunda noite Ruc n´Roll vai acontecer esta Quinta-Feira, mais uma vez nas Galerias de Santa Clara, lá do outro lado do rio a partir das 23h.

Façam o favor de aparecer e de levar quantos amigos puderem. Duvidamos que se ouça melhor e mais alto rock nessa noite na cidade de Coimbra...

0 comentários:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

RUC | 107.9FM | Emissão Online.